sábado, 30 de abril de 2011

Semana Mundo Unido 2011

Começa neste domingo (01/05) a Semana Mundo Unido (SMU), evento mundial que se repete a cada ano desde 1996 como iniciativa de jovens que promovem um mundo mais unido. A SMU envolve as pessoas em iniciativas variadas para que a idéia de um Mundo Unido se torne realidade.
É uma proposta para todos, jovens de todo o mundo, instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas, para que evidenciem e valorizem iniciativas que promovem a fraternidade a todos os níveis.
Em Teresina, a abertura da SMU 2011 será realizada na reunião da comunidade do Focolares que acontece no primeiro domingo do mês, ou seja, amanhã, dia 1º de maio. Uma belíssima programação foi organizada pelos jovens por um Mundo Unido para difundir esta idéia.
Como proposta a essa mudança, a SMU 2011 sugere que cada dia desta semana seja vivido intensamente. Para isso, sugere temas diários de ações que mudar o mundo se bem vividas. Repasso para você a agenda da semana para que vivamos juntos cada dia.
Domingo (01/05) - Investir na relação com Deus...quais os valores em que acredito que ajudam a chegar ao mundo unido? Deus me ama imensamente. Posso amá-lo nas pessoas que encontro e falar diretamente com ele através de uma oração.
Segunda-feira (02/05)Com os meus vizinhos... "Até um simples gesto adquire valor, se feito com amor, por amor, sendo amor." (Chiara Lubich)
Terça-feira (03/05)Como cidadão ativo... é um bom dia para escrever à Câmara Municipal ou à Assembléia Legislativa com uma ideia ou opinião; à televisão sobre o programa com o qual talvez eu não esteja de acordo; para o jornal da escola...
Quarta-feira (04/05) - Procurar distante/perdoar... "perdoar não significa ignorar o que foi feito contra nós,, significa que aquela maldade deixa de ser um obstáculo para os nossos relacionamentos". (Martin L. King)
Quinta-feira (05/05)Dar a quem precisa... olho ao meu redor, no meu quarto, vejo se tenho alguma coisa a mais e dou a alguém, partilho os meus talentos, ouço atentamente quem está ao meu lado ou dou um sorriso. Posso ainda colaborar num projeto social.
Sexta-feira (06/05)Como a minha família... ao chegar em casa vou deixar os problemas de lado de fora da porta e prestar atenção a quem está ao meu lado. Brincar com os meus irmãos, conversar com um familiar mais idoso, ajudar na cozinha... Porque não, hoje, organizar um programa em família?
Sábado (0705) - Uma atividade ecológica com meus amigos... além de estar mais atento a reciclar, poupar água e outros recursos naturais, posso organizar, com meus amigos, uma atividade de limpeza no parque, na praça ou mesmo no bairro.
No encerramento da semana, dia 07 de maio, iremos promover uma tarde/noite de jogos e brincadeiras, além de um momento para compartilharmos as nossa vivências e ações de Mundo Unido. Essa programação será realizada na chácara de um amigo, iremos divulgar mais informações. Participe conosco desse desafio! Pratique e divulgue essa idéia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário